Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden
Bem-Vindo ao fórum Infinite Dreams, o maior fórum brasleiro dedicado a banda Iron Maiden.
Caso você ainda não seja registrado no fórum registre-se, registrando-se você terá acesso livre a todas as áreas do fórum. Mas se você já estiver cadastrado no fórum efetue o login.

InícioP.O.R.T.A.LCalendárioFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe | 

"Maiden não é Progressivo"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
the pilgrim

Número de Mensagens : 1922
Pontos : 5131
Reputação : 23

MensagemAssunto: "Maiden não é Progressivo"   Seg Ago 30, 2010 10:25 pm

Quem disse que o Iron Maiden, nos últimos álbuns, está investindo em rock progressivo? Ninguém! Bem, ao menos ninguém formulou exatamente essa sentença. Mas, o que se tem lido nas resenhas feitas sobre o último álbum da banda, “The Final Frontier’, recém-lançado, é algo seguramente muito próximo a isto: “O Iron Maiden está fazendo rock progressivo”.

O rock progressivo, na música do Iron Maiden, está restrito nas influências musicais de alguns membros da banda. Ponto final! O fato de Dave Murray e Steve Harris, por exemplo, terem crescido escutando bandas de rock progressivo, não significa, exatamente, que cada frase que sair de seus instrumentos vai soar como rock progressivo. Não!

As pessoas, resenhistas, fãs, jornalistas, olham para a duração de algumas canções do novo álbum e logo soltam essas idéias a respeito de Iron Maiden ter feito um trabalho calcado em idéias do rock progressivo. Eu, quando fiz minha resenha de “The Final Frontier”, disse, enquanto falava de “The Talisman”, uma das canções do álbum: “O ritmo segue um tanto quebrado, com as influências de rock progressivo que quase todos os membros da banda dizem ter”.

Explicando: eu me referi às influências do gênero rock progressivo que aparecem em alguns momentos do álbum, não que as músicas seguem a linha do estilo. Se as músicas fossem edificadas em três acordes, eu provavelmente faria uma menção ao punk rock.

Sim, estão lá as mudanças de tempo repentinas, as passagens viajantes, as canções longas, etc, mas é muito pouco para dizer que as músicas saíram em moldes do rock progressivo, muito pouco para dizer “(...)cada vez mais o Maiden se aproxima de bandas como Dream Theater e, até certo ponto, Rush(...)”, como disse Rafael Correa, em um ótimo texto publicado aqui no Whiplash!, no qual ele traça um interessante paralelo entre “The Final Frontier”, de 2010, e “Iron Maiden”, primeiro disco da banda lançado há exatos 30 anos.

Dizer que o Maiden está se aproximando do Dream Theater é um absurdo, é querer fazer uma ligação mal-sucedida entre Sex Pistols e Queens Of The Stone Age, entre Nirvana e Sepultura, . Se colocarmos canções do Dream Theater, como “A Change Of Seasons”, “The Great Debate”, “Beyond This Life” ou “Lines In The Sand” ao lado de canções dos últimos anos do Maiden, como “The Talisman”, “Paschendale”, “Brighter Than A Thousand Suns” ou “The Nomad”, a diferença é nítida, gritante! E, sem querer, em momento algum, desmerecer o Iron Maiden, se compararmos o trabalho do Dream Theater com o do Maiden, estaremos falando em “trabalho de gênio” versus “trabalho de criança”. Simplesmente porque não tem semelhança, porque as propostas das duas bandas estão tão afastadas quanto Plutão está afastado do Sol. Um é congelado e o outro é fervente...

A canção mais complexa do Iron Maiden não consegue ser mais técnica que a música mais simples do Dream Theater.

O Iron Maiden pode se dar muito bem dentro de sua proposta: heavy metal tradicional. E a banda não se afasta consideravelmente dessa fronteira quando ousa um pouco e lança uma canção de 10 minutos. É apenas uma canção longa! São apenas mudanças repentinas de tempo, como já apareciam em “Remember Tomorrow”, de 1980, em “Rime Of The Ancient Mariner”, de 1984, em “Alexander The Great”, em 1986, etc. É pouco ou nada para se dizer: “O Iron Maiden está fazendo um som muito próximo do que notáveis bandas praticandes de rock progressivo fazem”.

Mike Portnoy, baterista do Dream Theater, em recente entrevista, descreveu o que é o rock progressivo: “A música progressiva é geralmente definida pela ênfase dada ao músico, músicas longas, arranjos não tradicionais, longas partes instrumentais e também a exploração de vários estilos musicais.”. O Iron Maiden só se encaixa nessa descrição no quesito “músicas longas”. Só! Ponto!

Além disso, o Iron Maiden nunca explorou outros estilos musicais que saíssem dos moldes hard/heavy, nunca transcendeu notadamente a sua proposta. O Iron Maiden nunca explorou arranjos inusitados. O Iron Maiden não é, por mais competentes que seus músicos sejam, uma banda virtuosa, técnica. Os músicos do Iron Maiden não são acadêmicos, não passaram por um estudo sistemático de teoria musical. Eles conhecem suas limitações, aceitam as suas limitações e são felizes e bem sucedidos dentro de sua proposta.

Se músicas longas são sinônimo de rock progressivo, se passagens diferentes dentro de uma mesma música são indícios de rock progressivo, então o Guns N´Roses também investiu no gênero, já que a banda possui, em seu repertório, canções longas como “November Rain”, “Roquet Queen”, “Coma”, “Estranged”, “Locomotive“. O Metallica também fez rock progressivo em seus álbuns, já que eles possuem, também, canções longas como “Suicide And Redemption”, “To Live Is To Die”, “Orion”, “The Call Of Ktulu”, etc. É um equívoco, senhores! Um equívoco!

Nem mesmo o Savatage, banda com músicos um tanto técnicos, banda que possui suas rock operas, que é cheia de quebras de tempo e explorações musicais inusitadas em suas canções pode ser rotulada estritamente como uma banda de rock progressivo.

Eu tinha ebulições de fúria e gastrite nervosa quando lia Dave Murray, quando entrevistado antes do lançamento de “A Matter Of Life And Death”, em 2006, falando do quanto a banda tinha pendido para o lado do rock progressivo. Por favor, Dave! Rock progressivo, como você bem conhece e tanto ouviu em sua vida, é Yes, Genesis, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, etc. Além disso, caro Dave, “A Matter...” é um puta álbum chato e sem identidade.

The Final Frontier” é um ótimo álbum. É o melhor da década ao lado de “Brave New World (2000)”. Infinitamente superior a “Dance Of Death” (2003) e “A Matter of Life And Death”. É um disco equilibrado, inspirado, com criatividade e identidade. Um disco que não tentou trazer algo inusitado – entrando, assim, numa roubada – nem algo que resgatasse suas origens oitentistas – podendo, assim, ser rotulado como auto-plágio.

Pra finalizar e resumir, colocar o rock progressivo dentro do último álbum do Iron Maiden pode ser muito perigoso e gerar confusão. Falar que o disco possui influencias de rock progressivo aqui e acolá é uma coisa. Outra, bem diferente, equivocada e perigosa, é dizer que o Maiden está com seu som aproximado ao trabalho de gigantes geniais do rock progressivo.
-
fonte: Whiplash.net

Última edição por Tormentor em Seg Ago 30, 2010 10:28 pm, editado 1 vez(es)
the pilgrim

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Seg Ago 30, 2010 10:26 pm

o cara destruiu o Maiden em boa parte do texto...
-Perry.

Número de Mensagens : 376
Pontos : 3001
Reputação : 0

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Ter Ago 31, 2010 3:40 pm

Para mim esse critico não foi nem um pouco técnico. Ele tem que analisar o CD do Maiden em si, não ficar comparando ele com outras bandas. E se Iron é trabalho de criança, por que ele mesmo não tenta fazer igual? Drem e Iron são duas coisas distintas, mas nem por isso quer dizer que Iron faça trabalho de criança e Dream trabalho extraordinário!

Eu odeio esse pessoal também que fica rotulando o Iron como se o trabalho atual deles fosse ruim quando comparado ao antigo. O antigo é mais pesado, o novo já é mais leve. Ponto final. Ele tá lá pra avaliar o trabalho novo deles ou pra falar mal e comparar com o passado?

Primeiro que as músicas do Iron estão progressivas, ou seja, elas começam lenta e vão se desenvolvendo aos poucos. Só por isso esses criticos viadinhos que não conhecem um bom Metal acham que tudo que tenha "progressivo" no nome seja rock progressivo. Não, as músicas estão progressivas. Para mim a descrição desse cara de Rock progressivo é mais rock psicodélico, mas ok.

Outra coisa, se o Iron Maiden não é formado em academia musical que se foda cara. De que adianta ter diploma se na vida é um merda e vive dependendo dos outros? Quero ver você se apresentando para milhões, quero ver você ter saco e ter um bom corpo pra aguentar viajar como o Maiden viaja! Se quer falar de academia, vá falar de Punks porra!

A unica parte que o cara falou que eu CONCORDO EM APENAS UMA coisa é o fato do A Matter ser um album chato. Nem chato. Eu acho ele muito simples, longo e sem vida. Prefiro os albums mais animados. Mas nem por isso eu falo que um album é PUTA CHATO HORRÍVEL! Puta que te pariu, se toca seu babaca. Você tem mais é que escrever essa porra dessa critica em um pergaminho e enfiar nesse teu cu gordo!
the pilgrim

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Ter Ago 31, 2010 4:18 pm

Pelo jeito que ele disse, deve ser um viciado em progressivo e só quis distinguir o Maiden do gênero.
Uma prova disso é esse comentário sobre o A Matter Of Life And Death.
Enfiar esse critica no cu dele não é má ideia.
-Perry.

Número de Mensagens : 376
Pontos : 3001

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Ter Ago 31, 2010 5:47 pm

Cara, se ele quis dizer somente isso, ele que diria de forma mais bondosa. Se achando o fodão só por escrever algumas merdas sobre uma banda tão foda? Outra coisa, se ele quizesse falar mal do A Matter, que falasse de forma certa e não simplesmente dizer que o album é um lixo. Eu não gosto, parou por ai.
Fernando "Ilúvatar"
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 2096
Pontos : 4562
Reputação : 16

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Sex Set 03, 2010 9:45 am

Alguns comentários que saem sobre o Iron simplismente devem ser deletados...não dá pra levar a sério certas coisas que saem por aí
http://ironmaiden.forum-livre.com/portal.htm
Fernando Metalhead

Número de Mensagens : 1081
Pontos : 4132
Reputação : 9

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Sex Set 03, 2010 3:48 pm

Esse cara só falou merda. O Dream Theather é que não pode se comparar
ao Maiden.
RainMakeR

Número de Mensagens : 71
Pontos : 3686
Reputação : 1

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Sex Set 03, 2010 9:37 pm

A banda fazer um som mais progressivo é uma coisa, agora ser uma banda de rock progressivo é outra... Temos que saber essa diferença.
http://about.me/dedepereira
Brunnis

Número de Mensagens : 5
Pontos : 2536

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   Qua Out 20, 2010 6:24 pm

Tormentor escreveu:
...Enfiar esse critica no cu dele não é má ideia.

HAHAHAH.. é isso aeeee cheers
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Maiden não é Progressivo"   

"Maiden não é Progressivo"
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Você sabe que está ouvindo Rock Progressivo demais quando...
» Som da minha Banda de "Rock Progressivo"
» Gênero: Rock Progressivo
» IRON PUB
» Attick Demons + Shivan + Arentius

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Infinite Dreams - Maior fórum brasileiro do Maiden :: - IRON MAIDEN :: - Maiden World-
Ir para: